MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE PROJETO: experiência de professores e alunos no contexto da graduação em Design
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-56
Resumo
O campo do design passa por uma transformação paradigmática, impulsionada pelas inovações tecnológicas e sociais das últimas décadas (Cain e Pino, 2023). Este estudo visa investigar o ensino e a aprendizagem em disciplinas de projeto no contexto da graduação em Design, a partir da perspectiva dos usuários - professores e alunos. Para tanto, realizou-se uma revisão sobre a evolução tecnológica e sua relação com o design e a experiência do usuário em contextos educacionais. Dados foram coletados por meio de grupos focais e entrevistas e a sua análise revelou que as interações entre alunos docentes, mediadas pela tecnologia, priorizam a qualidade das experiências pessoais e relacionais, em detrimento da mera disponibilização de recursos tecnológicos. Assim, conclui-se que relações estabelecidas no processo de ensino-aprendizagem destacam a centralidade das experiências subjetivas e interativas.
Palavras-Chave: design, experiência, tecnologia, educação.