LIBRÁRIO PARA APRENDIZAGEM DE LIBRAS: Como o Design pode tornar a sociedade mais inclusiva

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-55

Autores

  • Flávia Neves de Oliveira Castro
  • Gabriel Barros Menezes
  • Rita de Castro Engler

Resumo

No contexto da inclusão social, o Librário propõe a integração de linguagens e expressão por meio do Design para introduzir a aprendizagem da língua Libras. O Librário, um jogo de cartas que surgiu em 2014, busca promover o ensino lúdico da Libras, tanto em formato impresso quanto digital. Este estudo investiga o Librário como uma ferramenta de inclusão para surdos, com o objetivo de aprimorá-lo por meio atividades híbridas que favoreçam o aprendizado de Libras via Design. A metodologia adotada é qualitativa, combinando pesquisa-ação e observação do participante. Exploram-se estratégias educação contemporânea, incluindo o Design Thinking e o Design Fora Change. Resultados enfocam recursos humanos que atendem surdos e destacam a relevância da imagem na comunicação entre surdos e ouvintes. A pesquisa almeja tornar a aprendizagem de Libras uma pauta abrangente e impactante, gerando um futuro mais inclusivo.

Palavras-Chave: Design; Educação; Libras; Inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24