JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: integrando Design e Educação no ensino de geometria
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-54
Resumo
Este estudo tem como objetivo auxiliar o processo ensino e aprendizagem de Matemática para alunos do ensino fundamental por meio de jogos educacionais, adotando uma abordagem interdisciplinar no campo do Design. O estudo aborda a dificuldade de engajar alunos em conceitos matemáticos abstratos, como os conteúdos formativos de geometria, e ressaltando a carência de recursos didáticos adequados. Utilizando uma metodologia da Science Buddies (2014), incluindo entrevistas, pesquisa, brainstorming, prototipagem e experimentação prática, foi criada uma proposta de gamificação educacional. Este produto visa envolver alunos na construção de sólidos tridimensionais, proporcionando uma experiência interativa e estimulante. O estudo enfatiza a importância do design centrado no usuário e mostra o potencial das abordagens interdisciplinares e lúdicas no ensino de Matemática, promovendo uma aprendizagem mais significativa e envolvente. Assim, a proposta busca facilitar a compreensão de conceitos geométricos e tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e eficaz para os alunos.
Palavras-Chave: ensino de geometria gamificada; aprendizagem ativa matemática; interação design-educação.