Interdisciplinaridade no contexto do ensino de Projeto: a experiência PROINTER na Universidade do Estado do Pará

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-52

Autores

  • JOAO ROBERTO DOS SANTOS SOARES
  • Keila Vasconcelos Fernandez
  • Aldeci Ferreira Costa

Resumo

O artigo explora e analisa a experiência do PROINTER no curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará, campus Paragominas. O PROINTER integra teoria e prática por meio de projetos interdisciplinares que envolvem alunos e professores em um processo colaborativo e criativo. A metodologia é fundamentada nos princípios do Design Thinking, que divide o processo em três etapas: Inspiração, Ideação e Implementação. Além disso, utiliza o Guia de Orientação para Desenvolvimento Projetos (GODP), desenvolvido pela professora doutora Giselle Merino, que oferece uma estrutura detalhada desde a coleta de informações até a verificação final dos produtos. A aplicação dessas metodologias demonstrou contribuir significativamente para a formação profissional do aluno, demonstrando a importância da interdisciplinaridade e a preparação para os desafios em contextos reais.

Palavras-Chave: Interdisciplinaridade; Metodologias Ativas; Ensino de Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24