Interação de crianças com deficiência visual em praças públicas: oportunidade de pesquisa acadêmica estruturada a partir do POP Toolkit
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-51
Resumo
A definição de um projeto de pesquisa apresenta desafios em sua etapa inicial que podem validar ou não seu prosseguimento. Este artigo apresenta os resultados obtidos na exploração do POP Toolkit (Pereira, 2021), como ferramenta para estruturar uma pesquisa acadêmica cujo objetivo é analisar a interação crianças cegas com os espaços de uma praça pública. Resultado de uma disciplina de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPB), o estudo tem como base os conceitos do projeto centrado no usuário e da acessibilidade. O artigo apresenta uma revisão bibliográfica e demonstra o processo de utilização da ferramenta, tendo como resultado uma oportunidade de projeto de pesquisa bem definida. Com auxílio do POP Toolkit foram estabelecidas as demandas, o contexto, os usuários, a metodologia e a duração do projeto. Essa estruturação otimiza a continuidade da pesquisa garantindo seus potenciais de inovação e de contribuição acadêmica.
Palavras-Chave: toolkit; ferramenta; projeto de pesquisa; estruturação; processo.