EXPERIÊNCIAS DE USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO DE DESIGN DE PERSONAGENS
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-43
Resumo
A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) está em constante aperfeiçoamento, os modelos de geração por texto-para-imagem, como DALL-E e Midjourney, hoje são aplicados em processos projetuais. Não há consenso sobre o uso desses recursos, mas a educação pode democratizar o uso da IA no ato de projetar, visualizar e apresentar as ideias. O artigo apresenta alguns resultados dos experimentos realizados com o uso de IA para o design de personagens em dois semestres de uma disciplina de graduação. A pesquisa utiliza questionários para coletar dados sobre as experiências dos alunos em relação ao uso da IA no desenvolvimento de personagens. Os resultados indicam uma mistura de entusiasmo e cautela, com alunos reconhecendo os benefícios da IA, como velocidade e variedade de opções, mas também expressando preocupações em relação aos direitos autorais das imagens utilizadas, algumas falhas técnicas e a falta de correspondência entre as imagens geradas com os resultados esperados.
Palavras-Chave: design de personagem; inteligência artificial generativa; processo projetual e educação.