EXPERIÊNCIA, IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE NAS LINGUAGENS DA CRIANÇA: uma abordagem do Design Reflexivo
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-41
Resumo
Ao tecer reflexões de Geraldi, Argan, e Vygotsky sobre as possibilidades da imaginação criativa, nos deparamos com a necessidade de reconhecer a alteridade como dimensão constitutiva do sujeito. Neste artigo, apresentamos dinâmicas realizadas por meio da abordagem do Design Reflexivo, com um grupo de crianças do Ensino Infantil na faixa etária de 3 a 4 anos. Com base nos dados coletados, destacamos as especificidades da abordagem do Design Reflexivo para lidar com a alteridade em processos criativos e a necessidade de uma mudança de postura em relação aos resultados esperados, a fim de compreender como as crianças manifestam suas singularidades, ao explorar possibilidades imaginativas com a articulação de linguagens, através da experiência. A pesquisa propõe uma abordagem qualitativa com estudo exploratório-descritivo, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, incluindo técnicas de observação direta, pesquisa-ação e metodologia do Design em Parceria.
Palavras-Chave: Design Reflexivo; Linguagens; Criança.