EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM TORNO DE ALTERNATIVAS PROJETUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DE MODA DECOLONIAIS

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-40

Autores

  • Ana Carla Figueiredo Gomes da Costa
  • Sandra Regina Rech

Resumo

Este artigo condensa as principais conclusões do relato de experiência pedagógica da disciplina Metodologia projetual, ofertada no Bacharelado de Design de Moda, semestre 2023.2, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. A investigação parte da perspectiva do "Decolonizar o Design” utilizado como inspiração, referência para o processo de planejamento do produto. Sobre os métodos utilizados, analisou-se as experiências pedagógicas de duas turmas do bacharelado. O conteúdo programático consistiu em aulas expositivas com base no método de aprendizagem ativa ABP (aprendizagem baseada em problema), sendo apresentadas premissas do pensamento decolonial, procedimentos projetuais e aplicação dinâmicas criativas. Em relação aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, análise sistemática da literatura (RSL). Quanto aos resultados apontaram para discussões sobre a utilização de referências decoloniais, limitações na formação do designer de moda, constatou-se que a colonização ainda está presente no imaginário social, refletindo no processo criativo, limitando a utilização de referências oriundas da América Latina.

Palavras-Chave: design decolonial; experiência pedagógica; design e moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24