EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM WEBSITES UNIVERSITÁRIOS: Aplicação do Questionário de Websites Universitários no estudo de caso da Universidade de Brasília

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-39

Autores

  • Eduardo Garcia Arantes
  • Virgínia Tiradentes Souto

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar a experiência dos usuários ao utilizar websites universitários. Para tanto, como foco da pesquisa, empreendeu-se o estudo de caso do website da Universidade Brasília. De modo quantitativo e qualitativo, para fins metodológicos, fez-se uso de questionário originado da ferramenta Meu Website de Notícias (Cruz, 2015). Essa ferramenta foi adaptada para aplicação em websites universitários e denominada Questionário de Websites Universitários (QWU). O QWU foi dividido em seis fatores principais, quais sejam: 1) Sobre o usuário; 2) Usabilidade (eficiência e eficácia); 3) Adequação visual; 4) Identificação; 5) Motivação; e 6) Feedback. Também se empreendeu uma pesquisa qualitativa em forma de entrevista e semiestruturada, com os designers do website da Universidade de Brasília. Os resultados desses estudos demonstram a eficácia da ferramenta "QWU” para análise da experiência dos usuários de websites universitários e conclui-se a necessidade de melhoria no website em voga.

Palavras-Chave: experiência do usuário; pesquisa de usabilidade; questionário; websites universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24