ESCOLA COLORIDA: o encantamento do design para sermos escolhidos e não somente contratados

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-35

Autores

  • Vanessa Villarinho Esteves Castro
  • Rita Couto
  • Roberta Portas

Resumo

O presente artigo expõe a discussão sobre a importância do lúdico e da criatividade no processo de ensino e aprendizagem. Partindo da pergunta: será que ainda podemos ter uma escola colorida, reconhecendo que ao longo da trajetória escolar perdemos o encantamento pela escola, porque perdemos o lúdico e a criatividade nas aulas, relato experiências colaborativas e criativas para trabalhos nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura que recuperam afetos e protagonismos na sala de aula e que são pontos de interseção com o Design em Parceria, uma vez que todo professor preocupado com novas formas de ensinar e sendo criativo percorre os mesmos caminhos que os propostos pelo Design para a formação de estudantes mais críticos: uma abordagem na qual professores e estudantes colaboram para criar soluções para desafios ou projetos específicos.

Palavras-Chave: educação; abordagens pedagógicas; aprendizagem significativa; design em parceria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24