Ensino Técnico de Design Gráfico: aspectos gerais

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-34

Autores

  • Maria Beatriz Saraiva Dinelli
  • LUÍS CLÁUDIO PORTUGAL DO NASCIMENTO

Resumo

Com base em um estudo de reconhecimento sobre o ensino de design gráfico, ou comunicação visual, em escolas técnicas da cidade de São Paulo, entre 2018 e 2019, este artigo trata de aspectos gerais desse ensino técnico-profissionalizante para jovens no cenário profissional e acadêmico. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas em profundidade com coordenadores, professores, alunos e ex-alunos, complementadas por observações diretas de aulas, além de análises gráficas e semióticas da linguagem visual de trabalhos de alunos. Resultados indicaram lacunas metodológicas e conceituais, relativamente acentuadas, em propostas de projeto, bem como recorrência de processos de projeto menos planejados, com foco, por exemplo, na dimensão empírica dos materiais, com caráter, nesse sentido, indutivo. Apesar de insuficientemente aprofundado em termos da pedagogia específica do design, esse ensino técnico apresenta potencial de ampliar horizontes culturais, vocacionais e profissionais dos discentes, estimulando, em alguns casos, a continuidade de suas formações em âmbito universitário.

Palavras-Chave: pedagogia de design para jovens; ensino não universitário de design; ensino técnico de design gráfico.

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Publicado

2024-12-24