O DESIGN GRÁFICO COMO FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA IGUALDADE DE GÊNERO E EMPODERAMENTO FEMININO
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-225
Resumo
Este artigo investiga a atuação do design gráfico socialmente engajado como ferramenta de mobilização social. Analisando a interseção entre design, feminismo, ativismo social e arte urbana, o estudo examina como técnicas visuais e expressões artísticas desafiam normas e promovem reflexões sociais. A pesquisa aborda coletivos gráficos, designers e movimentos de design ativista, atuantes nesse contexto. Exemplos históricos e contemporâneos ilustram o impacto do design gráfico na sociedade, desde a luta pelos direitos civis até os movimentos feministas atuais. A discussão destaca o design ativista como uma extensão do papel do designer, utilizando diversos meios de expressão para transmitir mensagens político-sociais. Ao final, o estudo busca evidenciar aprendizados para orientar futuros projetos de design gráfico.
Palavras-Chave: design social; design ativista; design gráfico e igualdade de gênero.