PERSPECTIVAS PARA INTEGRAR A INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) E O DESIGN DE SERVIÇO (DS) NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DE SERVIÇO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-421

Autores

  • Isabela Canellas da Motta
  • Manuela Quaresma

Resumo

A aplicação de Inteligência Artificial (IA) aos serviços está se tornando cada vez mais comum e traz novos desafios para designers de serviço. Nesse cenário, a experiência e o conhecimento produzidos pelo campo da Interação Humano-Computador (IHC) podem apoiar a aplicação da IA a serviços inovadores. O objetivo deste artigo é entender as perspectivas, desafios e oportunidades para futuras integrações do Design de Serviço (DS) e da IHC ao aplicar IA a serviços. Para isso, primeiramente, serão mostrados pontos de sobreposição entre IHC e DS. Então, serão apontados os desafios em harmonizar perspectivas sistêmicas e interacionais, equilibrar o desenvolvimento da infraestrutura com o desenvolvimento de interfaces e garantir a colaboração eficaz entre profissionais de IHC e DS. As oportunidades para futuras integrações são identificadas, incluindo a necessidade de melhorar a educação formal em DS, áreas promissoras na integração dos campos e o uso de abordagens como design especulativo.

Palavras-Chave: Design de Serviço; Interação Humano-Computador; Inteligência Artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24