PARA LER OU PARA MEXER? Produção gráfica e design de interação em publicações impressas

Autores

  • Willian Machado Amorim
  • Raquel Ferreira da Ponte

Resumo

As publicações editoriais impressas são ameaçadas por um momento de crise nas vendas e competem tanto com a maior padronização e genericidade (Gatinho, 2021) quanto com a praticidade dos ebooks. Nesse contexto, o design gráfico se mostra uma forma de torná-las objetos desejáveis para além de seu conteúdo (Connoly, 2018; Melo e Lopes, 2021). O objetivo deste trabalho é descrever como escolhas de design podem contribuir para isso junto às escolhas editoriais, ajudando a produzir publicações impressas mais interativas e interessantes visual, tátil e comercialmente. Para tal, foi realizado um levantamento de diferentes mecanismos (analógicos, analógico-digitais e que simulam movimento) e itens de produção gráfica (encadernações, dobras,
itens relacionados ao formato, métodos de impressão, acabamentos e suportes) que podem criar interações entre leitores e uma publicação impressa, reunidos a partir das vivências dos autores e dos trabalhos de Moreira (2015), Emanuel (2019) e Ambrose e Harris (2009a, 2009b).

Palavras-chave: Interação; Produção Gráfica; Design Editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24