OS GÊNEROS DO DISCURSO: uma relação de Bakhtin com os jogos eletrônicos
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-417
Resumo
Este estudo analisa o ensaio de Bakhtin (2016) sobre os gêneros do discurso, com o intuito de reconhecer a importância do desenvolvimento de um modelo classificativo para aplicar o conceito de gênero, enquanto elemento taxonômico, no âmbito dos jogos eletrônicos. Propõe-se uma investigação que abarque a classificação dos gêneros nos enunciados discursivos, tendo em consideração seus três pilares fundamentais: temático, composicional e estilo. A partir de uma análise comparativa, busca-se evidenciar a importância de estabelecer categorias e subcategorias para categorizar os aspectos mecânicos, temáticos e estilísticos dos jogos atuais como facilitador de identificação em plataformas digitais. No final, ao compreender a necessidade de flexibilização
proveniente de um escopo interacional, reconhece-se a importância de reavaliar a utilização do aparato aristotélico dentro desse meio de classificação e se adiciona uma instância avaliativa das mecânicas dos objetos avaliados.
Palavras-Chave: gêneros de games; gêneros do discurso; classificação de games.