O USO DAS TECNOLOGIAS DE REALIDADE VIRTUAL E O PAPEL DO USUÁRIO NOS PROJETOS DE DESIGN DE SINALIZAÇÃO: uma revisão sistemática para delineamento das possíveis abordagens

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-415

Autores

  • Roberto Severo Bastos
  • Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato
  • Vinicius Gadis Ribeiro

Resumo

As tecnologias de realidade virtual cada vez mais se apresentam como ferramentas úteis no auxílio ao desenvolvimento de projetos em todos os campos do design. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de investigar a relação entre as tecnologias de Realidade Virtual (VR) e a participação dos usuários em projetos de Design de Sinalização (Wayfinding Design), uma das áreas que compõem o campo do Design Gráfico Ambiental (DGA). Os resultados revelam que a RV tem sido aplicada como recurso ou ferramenta para investigar o comportamento de usuários e sua consequente tomada de decisão em situações que envolvem orientação e a escolha de rotas em ambientes. Entretanto, não foram identificados estudos que relacionem especificamente a atividade projetual do campo do design de sinalização com esta recente tecnologia, o que pode apontar a necessidade de futuras pesquisas.

Palavras-Chave: design de sinalização; realidade virtual e experiência do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24