MODA VIRTUAL, DIGITAL E FIGITAL: o processo de desmaterialização da moda
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-411
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, que abordou a convergência entre as tecnologias e a moda, bem como as implicações decorrentes dessa interseção. A indústria da moda enfrenta um período de transformação sem precedentes, impulsionado pela pandemia de COVID-19 e pela consequente adoção de tecnologias digitais. Nesse sentido, em primeiro lugar, analisam-se os impactos imediatos da pandemia, destacando-se os desafios enfrentados e as oportunidades emergentes na indústria da moda. Em seguida, o estudo aprofunda-se na transformação digital, explorando como grandes marcas e as nativas digitais estão entrando nesse ambiente. Conceitos como “digital”, “virtual” e “figital” são discutidos, junto com o uso de tecnologias, a exemplo de Realidade Aumentada, Realidade Virtual, modelagem tridimensional e metaverso. Ademais, exploram-se as implicações da economia token, tokens não fungíveis e blockchain. Por fim, o artigo aborda o impacto da desmaterialização na indústria e propõe adaptações no ensino de design de moda para o futuro.
Palavras-Chave: moda digital; figital; NFT e tecnologia emergente.