MODA SUSTENTÁVEL: greenwashing como falso discurso verde

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-218

Autores

  • Maria Clara Ferreira
  • Luiza Brito
  • Maria Júlia Costa Carvalho Gomes Sande
  • Mariana Figueiredo Santana
  • Yvana Oliveira de Alencastro
  • Nilson Valdevino Soares

Resumo

A Revolução Industrial provocou uma profunda transformação nos padrões de consumo da sociedade, tendo o desenvolvimento da indústria têxtil desempenhado um papel fulcral neste processo. No entanto, o crescimento desta indústria também levou a um impacto ambiental devastador. Em resposta a estas preocupações, o pós-modernismo deu início a uma mudança em direção a práticas sustentáveis, dando origem ao movimento da moda sustentável. Esse movimento engloba diversas discussões, entre elas o upcycling, que prolonga a vida útil dos produtos; a análise dos efeitos sociais e ambientais do fast fashion; e a utilização do greenwashing, uma estratégia de marketing que explora alegações de sustentabilidade sem um compromisso genuíno. Este artigo fornecerá uma visão geral desses conceitos e apresentará uma discussão sobre as práticas de greenwashing contra o desenvolvimento da moda sustentável, integrando-o comosdemais conceitos discutidos.

Palavras-Chave: moda sustentável; greenwashing; design sustentável.

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Publicado

2024-12-24