MODA SUSTENTÁVEL: greenwashing como falso discurso verde
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-218
Resumo
A Revolução Industrial provocou uma profunda transformação nos padrões de consumo da sociedade, tendo o desenvolvimento da indústria têxtil desempenhado um papel fulcral neste processo. No entanto, o crescimento desta indústria também levou a um impacto ambiental devastador. Em resposta a estas preocupações, o pós-modernismo deu início a uma mudança em direção a práticas sustentáveis, dando origem ao movimento da moda sustentável. Esse movimento engloba diversas discussões, entre elas o upcycling, que prolonga a vida útil dos produtos; a análise dos efeitos sociais e ambientais do fast fashion; e a utilização do greenwashing, uma estratégia de marketing que explora alegações de sustentabilidade sem um compromisso genuíno. Este artigo fornecerá uma visão geral desses conceitos e apresentará uma discussão sobre as práticas de greenwashing contra o desenvolvimento da moda sustentável, integrando-o comosdemais conceitos discutidos.
Palavras-Chave: moda sustentável; greenwashing; design sustentável.