IMPLICAÇÕES ÉTICAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA INDÚSTRIA DO DESIGN: uma análise sobre a captura de dados para aprendizado de máquina.
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-400
Resumo
Este artigo explora as complexas implicações éticas da Inteligência Artificial (IA) na indústria do design, com foco na coleta e uso de dados, na privacidade de dados e no potencial impacto no mercado de trabalho ocorrido desde sua expansão e como afeta a propriedade intelectual. Argumenta-se que, embora a IA ofereça avanços significativos em termos de eficiência e produtividade e está transformando a área do design, no contexto do design gráfico, com sua aplicação em vários cenários. Mas seu uso levanta sérias preocupações éticas aplicadas ao coletivo criativo, com a coleta de dados para treinar modelos de AI. O artigo recomenda boas práticas éticas em IA no campo do design, enfatizando a necessidade de transparência, consentimento informado e proteção dos direitos autorais e de propriedade intelectual.
Palavras-Chave: Ética; Inteligência Artificial; Design; Privacidade de Dados; Propriedade Intelectual.