GUERRILHA EM PRÁTICA: ENTREVISTA, CARD SORTING E TESTE A/B PARA COLETA ÁGIL EM CAMPO
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-397
Resumo
Este estudo buscou adaptar e agilizar a aplicação das técnicas de pesquisa de UX para um sistema de gestão de trade marketing com Design Thinking. A pesquisa foi conduzida com curto tempo disponível para a execução de técnicas em um ambiente de desenvolvimento ágil. A pesquisa foi baseada no método de duplo diamante, seguindo as etapas de Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar. Primeiramente, foi feito um benchmarking sobre trade marketing e suas nomenclaturas, em seguida o roteiro da dinâmica e elaboração de materiais para cada etapa. Em campo foram realizadas entrevistas, card sorting e testes A/B com o público-alvo do produto, no caso, promotores de venda. Constatou-se que alguns termos necessitavam de revisão e validação, enquanto outros apresentaram bons resultados. A aplicação ágil e adaptável das técnicas de UX contribuiu significativamente para melhor entendimento do usuário final e validação do sistema com menos tempo e recurso disponíveis.
Palavras-Chave: Teste de guerrilha; Trade marketing; UX em B2B.