EXPERIÊNCIAS TRANSDISCIPLINARES DE ENSINO EM MUSEUS E EXPOSIÇÕES
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-393
Resumo
O foco deste trabalho está no estudo de museus e casas de ciência, compreendendo o papel do Design em projetar experiências com diversos tipos de interação, que auxiliem na construção de reflexão e pensamento crítico do público. A partir da compreensão dos meios para experiências interativas no contexto do ensino de ciências em museus, foi observada a característica transdisciplinar do ensino-aprendizagem nesses espaços. Como prova de conceito, foram desenvolvidas experiências que facilitam diálogos entre campos diversos como matemática, artes, programação e física, propondo uma perspectiva de ensino que atravessa áreas. Uma oficina piloto desenvolvida, relacionando aspectos de motion design, programação e física levaram a reflexões e à conclusão de que dinâmicas transdisciplinares potencializam a formação de profissionais capazes de relacionar conhecimentos e criar novos significados. Dessa maneira, a pesquisa passou a explorar as diferenças e semelhanças da representação em artes e matemática através de instalações interativas, buscando uma abordagem transdisciplinar.
Palavras-Chave: transdisciplinaridade; museus; experiências interativas.