ESTRATÉGIAS DE DESIGN APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE VESTUÁRIO SUSTENTÁVEIS
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-389
Resumo
A sustentabilidade vem sendo abordada em diversas áreas do conhecimento, sendo que no design, é entendida como algo indissociável da prática de projetos de produtos ou serviços. Objetivo desta pesquisa é identificar estratégias de design que possam ser aplicadas ao desenvolvimento de produtos de vestuário sustentáveis. Classifica-se a pesquisa como qualitativa e descritiva. Para a coleta dos dados, aplicou-se a pesquisa bibliográfica, sendo feita a análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados apontam que o design modular é uma estratégia para a sustentabilidade, tendo em vista que incentiva o consumo consciente, prolongando o uso dos produtos em diferentes versões, somente mudando o posicionamento dos módulos. Já a customização em massa com o apoio das tecnologias e ferramentas digitais reduz o desperdício de tempo de criação do produto, de produção e de entrega. Ou seja, as duas estratégias são sustentáveis nas dimensões econômica, ambiental e social.
Palavras-Chave: Design; modularidade; customização em massa; vestuário; sustentabilidade.