ESPAÇOS INSTAGRAMÁVEIS: uma taxonomia dos elementos presentes nos Selfie Museums
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-388
Resumo
O presente estudo aborda uma lacuna na pesquisa acadêmica sobre as necessidades dos usuários em relação a novos paradigmas de espaços, englobando design de interiores e arquitetura, para suportar a produção de mídias digitais, especialmente fotografia e filmagem. O objetivo principal é transformar ambientes, frequentemente projetados por amadores e baseados em emulações, em locais desenvolvidos com rigor profissional. A pesquisa fundamenta-se em tendências contemporâneas de exposição fotográfica pessoal, com base em uma investigação de campo realizada em Selfie Museums, estabelecimentos criados para proporcionar ambientes propícios à produção de conteúdo para redes sociais. O objetivo central é desenvolver uma taxonomia que identifique e descreva as características essenciais desses espaços. A partir desse estudo, pretendese propor diretrizes para a concepção de ambientes profissionais destinados à criação de conteúdo instagramável.
Palavras-Chave: Espaços Instagramáveis; Design de interiores; Selfie Museum e Redes sociais.