DESIGN DO LIVRO DIGITAL: tecnologias e aprendizagens

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-382

Autores

  • Gabriella Nair Figueiredo Noronha Pinto
  • Sérgio Antônio Silva
  • Sofia Rodrigues Santos Carvalho
  • Thales Rodrigues dos Santos

Resumo

O livro digital é um dos resultados do desenvolvimento tecnológico pelo qual o mercado editorial, assim como toda a indústria criativa, tem passado nas últimas décadas. Atrelado a esse produto, o qual demanda uma série de conhecimentos para sua produção, observa-se também uma crescente automatização dos processos envolvidos nos projetos editoriais, assim como o polêmico emprego de ferramentas de inteligência artificial generativa. Este artigo discorre sobre essa temática, descrevendo aspectos dos Ebooks e dessas novas tecnologias que impactam na prática do designer, e traz um estudo de caso do trabalho desenvolvido em uma editora universitária estadual. O argumento central é que o projeto de produtos editoriais atualmente não pode ser descolado do desenvolvimento das novas tecnologias, defendendo-se a hipótese de que uma aprendizagem tecnológica é necessária para a acumulação de novos conhecimentos e habilidades por parte dos profissionais e organizações que editam livros.

Palavras-Chave: design editorial; livro digital; novas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24