MANIFESTO PARA UM DESIGN DE JOGO NÃO-ANTROPOCÊNTRICO

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-216

Autores

  • Filipe Pais
  • Erik Geslin

Resumo

Este artigo apresenta um manifesto que propõe uma mudança no design de jogos utilizando uma abordagem não antropocêntrica, que enfatiza a integração de entidades não humanas em práticas de design sustentável. O manifesto está associado às filosofias e atividades do Center for NonAnthropocentric Play, laboratório de investigação recém-estabelecido na Noruega. Este texto é estruturado em torno de dez princípios, baseando-se em conhecimento de diversas áreas como filosofia, sociologia, ecologia, estudos de mídia, design interativo e design de jogos. Em última análise, o manifesto busca cultivar novos imaginários sociais não antropocêntricos, visando transformar as perspectivas tanto dos designers quanto dos jogadores.

Palavras-Chave: Manifesto; Jogo; Imaginários sociais e Design Não-antropocêntrico.

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Publicado

2024-12-24