GAME DESIGN E SUSTENTABILIDADE: um mapeamento sistemático do estado da arte sobre jogos digitais na educação

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-210

Autores

  • George Lucas Moura da Silva
  • Tomás Queiroz Ferreira Barata

Resumo

Esta pesquisa busca compreender o potencial dos jogos digitais inseridos no contexto da educação como ferramentas capazes de influenciar na tomada de decisão e mudança de comportamento das novas gerações acerca dos conceitos de sustentabilidade. O trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento geral do estado da arte relacionada a aplicação de jogos digitais sérios inseridos no contexto da educação em prol da sustentabilidade a partir de uma abordagem bibliométrica quantitativa. Foi realizada previamente uma Revisão Narrativa da Literatura (RNL) que delimitou a fundamentação teórica da pesquisa e corroborou com a execução de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), onde os dados foram coletados nas bases de dados Scopus, Web of Science, CAPES e BDTD. A visualização gráfica dos resultados da RSL contribuiu para a exploração da correlação entre o volume de publicações encontradas pelo globo, as principais áreas do conhecimento que abordam o tema e os principais autores/fontes referenciados(as).

Palavras-Chave: serious games; jogos digitais; sustentabilidade e educação.

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Publicado

2024-12-24