ESTRATÉGIAS PARA O DESIGN SUSTENTÁVEL APLICADAS À INDÚSTRIA DA MODA
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-202
Resumo
O design sustentável pode utilizar estratégias para a redução de resíduos, na criação de novos produtos a partir materiais descartados, compartilhar processos para a ampliação do ciclo de vida dos produtos, de modo que reduzam os impactos ambientais, econômicos e sociais. O objetivo da pesquisa é identificar estratégias do design sustentável que favoreçam a economia circular para produtos de moda/vestuário. A pesquisa é relevante considerando-se que a economia circular busca manter os recursos nas cadeias produtivas pelo maior período possível, estendendo a vida útil dos produtos. Classifica-se a pesquisa como qualitativa, descritiva e bibliográfica. Para a interpretação dos resultados aplicou-se a Análise Qualitativa dos Dados. Os resultados obtidos apontam os princípios do design para a sustentabilidade e fazem o detalhamento das estratégias do design sustentável e da economia circular utilizadas pelas indústrias de vestuário como: o Open Design, cocriação, o upcycling e customização em massa.
Palavras-Chaves: Economia Circular; Design; Moda; Sustentabilidade.