ECOINFORMAÇÃO EM EMBALAGENS BRASILEIRAS: estratégias para a promoção da educação em sustentabilidade

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-200

Autores

  • Thamyres Oliveira Clementino
  • Maria Isabella Barbosa de Medeiros
  • Adriano Ramos dos Santos

Resumo

O presente artigo objetivou investigar como o design de embalagem brasileiro vem trabalhando a ecoinformação, bem como se as estratégias verbais e não-verbais utilizadas estão alinhadas às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade. A pesquisa possui viés exploratório e consistiu em três fases, sendo inicialmente realizado um estudo de campo em 7 supermercados para coleta e registro de embalagens contendo ecoinformação, seguido pelo tratamento dos dados a partir da localização e ênfase das ecoinformações nas superfícies das embalagens e por fim, foi conduzida uma análise a partir do instrumento proposto pelo grupo de pesquisa a fim de relacionar as ecoinformações às diretrizes para promoção de educação sobre sustentabilidade. Os resultados expuseram a relação das estratégias adotadas no design de embalagem às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade, enfatizando a embalagem como veículo para difusão de ecoinformação e sua potencial contribuição para a mudança de comportamento.

Palavras-Chave: Design de embalagem; Ecoinformação; Design para o comportamento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24