DESIGN SCIENCE RESEARCH APLICADA À ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE REPERTÓRIOS SOCIOCULTURAIS EM REDAÇÃO: um relato de experiência sobre o 'Álbum de Figurinhas' de Ciências Humanas
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-25
Resumo
Este artigo relata a produção de um álbum de figurinhas como suporte de ensino de Redação para alunos do Ensino Médio, com foco para o Enem, de modo a aplicar soluções em Design na prática educacional. Para isso, descreve, a partir de relato de experiência, o percurso da idealização e produção do material do autor, a fim de apontar falhas, processos e êxitos na produção de artefatos na área da educação, a partir do paradigma epistemológico Design Science Research. Dois resultados são importantes nessa análise: (1) A produção de material didático precisa descentralizar a experiência educacional do livro didático; (2) Há uma carência de experiências lúdicas nas escolas, ainda que seu público seja, maior parte, jovens. Nesse ínterim, nota-se como o histórico do material didático é ambivalente, pois, ao passo que democratiza o acesso ao conhecimento, quando massificado também silencia individualidades.
Palavras-Chave: Design Science Research; Material Didático; Repertório Sociocultural.