DESIGN-EDUCAÇÃO E PLURALIDADE EPISTÊMICA: um potente diálogo para experiências de aprendizagem específicas e diferenciadas

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-26

Autores

  • Paula Cristina Pereira Silva
  • Sérgio Silva

Resumo

Estudos sobre Design-Educação têm sido feitos há algum tempo em outros países. No Brasil, existe uma lacuna principalmente no que tange investigações que dialoguem com outras epistemologias. Assim, neste artigo, apresentamos uma forma indígena Tikmũ'ũn_Maxakali de se fazer escola destacando alguns ensinamentos dessa educação escolar específica e diferenciada. Nosso objetivo é mostrar como o diálogo pluriepistêmico se apresenta como um potente caminho para outras abordagens do Design-Educação. Este trabalho se justifica na fértil aproximação do Design com a Educação e na necessidade de colaborar com o enfrentamento dos inúmeros desafios impostos à educação escolar pela pandemia de Covid-19, especificamente, à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-Chave: Educação Escolar; Escola Indígena Tikmũ'ũn; Design-Educação e Diálogos Pluriepistêmicos.

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Publicado

2024-12-24