O acesso antecipado de usuários em desenvolvimento de jogos como processo de design
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-564
Resumo
O seguinte artigo foi elaborado para o cumprimento da disciplina intitulada Ergodesign, durante o curso de Mestrado em Design da PUC-Rio. Este trabalho tem como objetivo o levantamento de materiais para uma perspectiva amplificada sobre o processo de design de jogos, visto que empresas de menor porte no ramo, estão elaborando ciclos de desenvolvimento que contam com participação de usuários antecedendo ao lançamento do produto, a fim de engrandecer o potencial do resultado de testes. Discute-se aqui questões sobre empresas de grande porte e mudanças processuais relevantes, do ponto de vista do design, além de abordagens de outras empresas de menor porte que contam com a prática do acesso antecipado para a realização de um projeto seguindo um caso específico. A comparação destes dados no mercado de jogos, tendo em vista conceitos mais novos sobre a teoria do comportamento do consumidor, revela como é possível que o acesso antecipado possa se tornar uma prática em processos de design, minimizando atritos em relação à sustentabilidade do emprego desta estratégia.
Palavras-Chave: Design de jogos; Processos em Design; Inovação; Tecnologia.