TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DESIGN DE AMBIENTES EDUCACIONAIS: a transdisciplinaridade do design como ferramenta de criação

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-509

Autores

  • Mayara Lemos
  • Ivana Marcia Oliveira Maia

Resumo

Este estudo aborda a interação entre o design e os processos mentais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambientes educacionais inclusivos, com o objetivo de elucidar como o design pode otimizar esses espaços. O foco principal é ressaltar a importância de ambientes funcionais, modulares e adaptáveis que promovam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, baseado em estratégias e estudos prévios como pontos de partida para designers e arquitetos. Através de uma revisão bibliográfica narrativa, o estudo analisa literatura relevante, destacando teorias recentes e trabalhos significativos, incluindo a teoria da Integração Sensorial, o design inclusivo e o co-design. Os resultados apresentam pesquisas que auxiliam os designers na criação de soluções que atendam às necessidades sensoriais e cognitivas dos alunos com TEA, como a adoção de ferramentas comunicativas, organizacionais e físicas através de interfaces de design, bem como a adaptação de elementos terapêuticos utilizados em terapia ocupacional para o ambiente escolar.

Palavras-Chave: autismo; design; integração sensorial.

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Publicado

2024-12-24