METODOLOGIAS E TÉCNICAS PROJETUAIS DIGITAIS: definições a partir de entrevistas com docentes

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-562

Autores

  • Felipe Manhoni De Paula Alves
  • Ariel Tomazelli Crespo
  • Fabiana Heinrich

Resumo

Neste artigo apresentamos parte dos resultados da aplicação da técnica de entrevista na etapa de coleta e análise de dados de uma pesquisa sobre as diferenças existentes entre o ensino acadêmico e o emprego mercadológico de metodologias e técnicas projetuais digitais. Ao entrevistar docentes do curso de Comunicação Visual Design da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CVD-EBA-UFRJ), discorremos aqui em específico sobre as definições de metodologias e técnicas projetuais digitais apresentadas e discutidas pelas entrevistadas. Compreendemos que as variações de entendimentos evidenciadas correspondem sobretudo aos diferentes contextos de formação e de atuação mercadológica dessas profissionais, os quais variam material e ideologicamente. Logo, essas variações escapam a uma definição unicamente teórico-literária do Campo em questão, o que desafia a lógica dos processos formativos hegemônicos e de seus modos de reprodução.

Palavras-Chave: Campo do Design; metodologias projetuais digitais; técnicas projetuais digitais; entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24