Tecnologias Digitais e Inclusão: Criação Participativa de Gráficos Táteis
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-507
Resumo
Este artigo propõe uma metodologia centrada na participação de pessoas com deficiência visual para a criação de gráficos táteis que representam padrões gráficos de azulejos coloniais. Utilizando técnicas de modelagem tridimensional e prototipagem, o estudo visa desenvolver modelos que facilitem a exploração tátil de elementos culturais, promovendo aprendizado e satisfação. A proposta justifica-se por integrar duas práticas importantes: o uso de tecnologias digitais para preservar a cultura e o desenvolvimento de tecnologia inclusiva de baixo custo, voltada para a inclusão de pessoas com deficiência visual no estudo e apreciação da arte e cultura. O objetivo geral é, através de uma metodologia participativa, criar representações táteis de azulejos coloniais, considerando que embora tenha havido avanços significativos em respeito, condições de vida e acessibilidade, ainda persistem dificuldades e barreiras diárias para as pessoas com deficiência.
Palavras-Chave: gráficos táteis, design participativo; inclusão cultural.