PEDAGOGIA DO DESIGN: Incorporando pluriverso e narrativas nas práticas projetuais

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-502

Autores

  • Lucas Osorio Alves da Silva
  • Debora Barauna

Resumo

Este artigo examina a relevância da utilização de estruturas narrativas nas práticas projetuais de design dentro da sala de aula, sobretudo em projetos voltados para questões sociais. O ensaio propõe um método que auxilia os estudantes de design a produzirem narrativas externas a sua vivência, utilizando outras cosmovisões para conquistar soluções/significados projetuais de design autênticos e que alcancem a diversidade de vivências presente em uma sociedade. Ao analisar outras cosmovisões, o estudante designer pode projetar a partir de outros pontos de vista (reais ou não), promovendo uma abordagem mais inclusiva, criativa e empática. O artigo apresenta estratégias para a construção de narrativas que resultam em soluções mais humanas e diversas. Por meio de uma experimentação com uma turma de especialização, são oferecidas reflexões sobre como os designers podem cultivar uma prática mais sensível às necessidades e contextos sociais, contribuindo para um impacto positivo e sustentável na sociedade.

Palavras-Chave: narrativas; cosmovisão; pluriverso; práticas experimentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24