METODOLOGIA DE ANÁLISE DE SINALIZAÇÃO EM ESPAÇO PÚBLICO: abordagens centradas no usuário e ferramentas de criatividade

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-560

Autores

  • Gabriela Simão Dias
  • Manuela Azambuja
  • Adriana Yumi Sato Duarte
  • Fernanda Henriques

Resumo

O artigo analisa diferentes abordagens no campo do design, especialmente focando na sinalização em espaços públicos. Destaca-se a importância de entender as necessidades dos usuários e aprimorar as sinalizações para tornar os ambientes mais acessíveis e compreensíveis. A pesquisa baseia-se nos autores Calori (2007), Smythe (2018) e Norman (2018), que fornecem conhecimentos sobre metodologias de análise e design centrados no usuário. Diante disso, o objetivo da pesquisa está em desenvolver uma metodologia de análise de sinalização mediante a integração dessas abordagens com ferramentas de criatividade, as quais auxiliam na identificação de pontos-chave para a criação de uma nova perspectiva de análise. Destaca-se a necessidade de considerar a diversidade dos usuários e realizar testes interativos para garantir a eficácia das soluções propostas. Como resultado, ao incorporar técnicas como brainstorming e matriz morfológica, o artigo cria uma metodologia abrangente para analisar e aprimorar a sinalização em ambientes de atendimento público.

Palavras-Chave: sinalização; espaço público; metodologia e brainstorming.

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Publicado

2024-12-24