MODELOS E FRAMEWORKS DE PESQUISA DE TENDÊNCIAS NA MODA: uma revisão sistemática da literatura
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-494
Resumo
Os estudos de tendências permitem uma compreensão aprofundada entre grupos, objetos, pessoas e ideias, bem como o entendimento da aderência de produtos por parte dos consumidores. Diante disso, essa área surge como um campo profundo e rico em diferentes interações, conexões e oportunidades. Assim, o objetivo do presente artigo é organizar e apresentar os diferentes tipos de métodos e modelos de pesquisa de tendência em moda que foram indexados no período de 2014 a 2024. A fim de concluir o objetivo proposto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, com indexação de oito escritas integrais que eram pertinentes à temática proposta. Os resultados demonstraram uma gama bastante variada de abordagens de modelos de pesquisa que permearam entre diferentes formas de observar frequências e padrões de repetições que compunham o escopo da moda e basearam-se, principalmente, em: modelos matemáticos, explorações etnográficas e análises sistematizadas de deep learning.
Palavras-Chave: Modelos de Pesquisa; Frameworks; Tendência; Moda.