Ensino e Design de Interiores: proposta de projeto de sala de aula para crianças da educação infantil.
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-483
Resumo
O ambiente físico de sala de aula é fundamental na aprendizagem, especialmente na educação infantil, impactando o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por isso, surge a importância do Design de Interiores. O objetivo geral deste trabalho foi descrever a percepção de professores da educação infantil sobre o Design de Interiores da sala de aula, utilizando o método Design Science Research. Este envolve o desenvolvimento e avaliação de um artefato, que no caso deste trabalho foi o projeto de uma sala de aula da educação infantil, norteado pelas abordagens educacionais Reggio Emilia e Montessori, além dos Campos de Experiência definidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O projeto passou pelas etapas de compreensão do problema, geração de alternativas, desenvolvimento do artefato e avaliação. Professores avaliaram positivamente o projeto, destacando sua coerência com os conceitos pedagógicos e seu potencial benefício para o desenvolvimento infantil.
Palavras-Chave: Educação infantil; Design de Interiores; Montessori.