MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA LUDICIDADE EM JOGOS PELO VIÉS DO DESIGN DA EXPERIÊNCIA DO JOGADOR
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-559
Resumo
O artigo propõe um método de avaliação da ludicidade de jogos pelo viés do design de jogos, baseado em estudos anteriores e adaptando os elementos influenciadores do lúdico apontados por Dubiela (2017). A ludicidade está presente em atividades acompanhadas por um estado de prazer e é explorada a partir de três fatores: motivação intrínseca, controle interno e liberdade para suspender a realidade, utilizando referências como Salen e Zimmerman (2003) e Skard e Bundy (2011). O método, estruturado em cinco etapas, foi validado com o jogo de ritmo SuperStar, do estilo gacha, e destacou aspectos positivos e negativos da experiência do jogador, mostrando como elementos de design afetam a ludicidade. A análise sugere que o método é eficaz para identificar problemas e soluções de design que influenciam a ludificação, podendo ser aplicada a diversos tipos de jogos, contribuindo para a melhoria dos processos de design e análise de experiências lúdicas.
Palavras-Chave: game design; lúdico; design UX e método.