DESIGN THINKING: uma análise dos últimos 10 anos no Congresso P&D Design no Brasil
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-546
Resumo
O objetivo é identificar e analisar pesquisas sobre Design Thinking apresentadas no Congresso P&D Design, ao longo dos últimos 10 anos. O estudo é de natureza básica com abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura. Foram identificados 17 estudos que exploraram diferentes aplicações e contextos do Design Thinking no Brasil. Os resultados revelaram uma predominância de estudos qualitativos e exploratórios, com uso de ferramentas e técnicas como brainstorming, mapas de empatia, Matriz de Posicionamento, personas e Pesquisa Desk. Com base nas informações sobre os tipos de abordagens, ferramentas e técnicas, sugere-se discutir e promover a ampliação dessa temática no meio acadêmico e empresarial. A continuidade desses estudos pode aprofundar o entendimento teórico, além de fortalecer as práticas profissionais que beneficiam tanto o desenvolvimento acadêmico quanto o empresarial no país.
Palavras-Chave: Design Thinking; Revisão Sistemática; Cenário.