DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DENTRO DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-545
Resumo
A partir das pesquisas feitas no microcosmo Casa Central de David Dequêch do Museu Histórico de Londrina, e considerando as áreas da museografia e a representação da informação este trabalho tem como objetivo propor melhorias informacionais na exposição permanente Casa Central de David Dequêch com a implementação de infográficos sobre alguns dos objetos da exposição e imagens que contextualizam a narrativa apresentada para que o público que visita o local tenha a experiência e aprendizado otimizado. Esta se caracteriza como uma pesquisa Exploratória, qualitativa utilizando como método a pesquisa-ação. Por conta do objetivo do trabalho foi necessário conhecer o usuário a fundo, para isso foi utilizado o modelo mental do Design Thinking e as pranchetas do DTKboard do Labconde da UEL para melhor compreensão dos fatos. O projeto pretende como resultado a validação da eficiência dos infográficos e imagens para um melhor aprendizado no museu, e a partir deste definir um modelo de inserção destes nos outros microcosmos do museu.
Palavras-Chave: Design Thinking; Representação da informação; Museografia, Museu histórico de Londrina.