DESIGN PARTICIPATIVO COMO ABORDAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE REDAÇÃO
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-542
Resumo
Esse artigo busca mostrar como a abordagem do Design Participativo é capaz de indicar soluções e estratégias eficazes para a melhoria no ensino de Redação. O texto aqui é síntese da pesquisa realizada entre 2023 e 2024, apresentada como Trabalho de Conclusão do curso de Design, da Universidade Federal de Sergipe. Para tal, motivado pela ideia de que todos devem fazer Design, de Manzini (2018), escuta com igual interesse aluno e professor acerca do ensino-aprendizagem de repertório sociocultural. Como resultado dessa escuta docente-discente, nota-se que: (1) alunos e professores citam conhecimentos de mundo sem verificarem veracidade; estes em suas aulas, aqueles em seus textos; (2) há pouca ludicidade nos materiais pensados para adolescentes, o que reforça a experiência escolar maçante; (3) alunos tendem a escrever, ao longo do Ensino Médio, menos o que gostam e mais aquilo que agrada professores. Assim, conclui como positivo que estratégias de Design sejam usadas para equalizar interações escolares.
Palavras-Chave: Design Participativo; Produção Textual; Repertório Sociocultural.