DESIGN NOS MUSEUS: uma reflexão sobre perspectivas e abordagens

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-189

Autores

  • Julia de Carvalho Resende
  • Luiza Novaes

Resumo

Resumo Com a nova museologia, os museus têm se transformado em instituições centradas no visitante, buscando refletir sobre seu papel sociopolítico. O presente artigo procura responder a seguinte pergunta: é possível transformar os museus em locais de experiências multidirecionais coletivas e de produção de sociedade? A articulação entre os museus e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) por meio do design – seus diferentes subcampos e abordagens metodológicas – parece promissora. O artigo traça um panorama de como o design vem sendo empregado em tais instituições a partir de três eixos: 1) material, no design de exposições; 2) virtual, no design digital; e 3) imaterial, no design de novos modelos de experiências culturais. Partindo da ideia de que os diferentes eixos influenciam uns aos outros, o artigo também busca abrir novas possibilidades de atuação para os designers dentro dos museus e no campo de estudos sobre museus.

Palavras-Chave: design; nova museologia; museus; objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

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Publicado

2024-12-24