DESIGN DE SERVIÇOS EM ESPAÇOS MUSEAIS: estudo a campo do Museu Victor Meirelles
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-537
Resumo
O presente artigo tem como objetivo aplicar ferramentas do Design de Serviços em espaços museais, a partir de um estudo a campo do Museu Victor Meirelles, escolhido por conveniência. Para tal propósito desenvolveu-se uma pesquisa básica com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e descritivo, à vista do procedimento técnico bibliográfico e documental – divida em duas etapas: (1) referencial teórico e (2) levantamento a campo, com suporte do documento do Relatório do Cadastro Catarinense de Museus (2021) e entrevista com a gestora do MVM (2023). Como resultado o artigo oferece uma visão inicial e preliminar de acordo com relatório, do museu estudado na cidade de Florianópolis, além do Mapa de Stakeholders e mapeamento das fragilidades e potencialidades da instituição, contribuindo para pesquisas futuras.
Palavras-Chave: Design de Serviços; Mapa de Stakeholders; Mapeamento das fragilidades e potencialidades; Museu Victor Meirelles.