DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE MODA: um framework para qualidade da informação
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-535
Resumo
Este artigo apresenta um framework conceitual para avaliar e aprimorar a qualidade da informação no desenvolvimento de produtos de vestuário e moda. A metodologia da pesquisa envolveu uma análise descritiva, integrando as dimensões da qualidade da informação conforme delineado no Framework de Eppler (2006), com o objetivo de atender às demandas específicas e desafios da indústria da moda. Inspirados por estudos prévios, como o de Montemezzo (2007) sobre desenvolvimento de produtos no setor do vestuário e as percepções de Sanches (2017) sobre o fluxo e relevância das informações, os esforços foram direcionados para a criação de um framework adaptável e abrangente. Este framework valoriza a importância da informação em todas as fases do ciclo de vida do produto, desde sua concepção inicial até sua introdução no mercado. A pesquisa baseou-se também em um referencial teórico obtido por meio de revisão bibliográfica, legitimando a aplicação das ideias no campo da moda.
Palavras-Chave: qualidade da informação; desenvolvimento de produtos; indústria da moda e framework conceitual.