BATE-BOLAS E BATE-BOLETES, CULTURA EM MOVIMENTO: ações de design decolonial para a valorização da cultura popular

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-525

Autores

  • Priscila Andrade Silva
  • Nilton Gonçalves Gamba Junior
  • Fernanda Morais

Resumo

Este trabalho apresenta uma aproximação do campo do design com um tema anteriormente distante do olhar acadêmico: a cultura periférica de Bate-bolas e Bate-Boletes, brincantes de um ritual carnavalesco do Rio de Janeiro. Em 2017, quando o Laboratório de Design de Histórias da PUC-Rio começou a pesquisar a cultura deste grupo social, se deparou com o estado da arte incipiente na área do Design. Desde então, o Dhis implementa práticas de pesquisa e extensão que valorizam a cultura popular no contexto acadêmico em duas direções: da universidade ao campo, do campo à universidade. Aqui, descrevemos duas ações principais realizadas em 2023. Uma exemplifica uma ação dirigida ao campo, um documentário sobre uma parte principal da fantasia; a outra se dirige à universidade, um evento realizado no campus da PUC-Rio. Ambas demonstram o posicionamento decolonial e a abordagem socialmente pautada na Metodologia do Design de Histórias e na sustentabilidade comunicacional.

Palavras-Chave: design decolonial; cultura popular; design de histórias e Bate-bolas.

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Publicado

2024-12-24