APRENDIZADOS SOBRE MANUFATURA ADITIVA EM DESIGN: estudo de caso do Jogo da Flor

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-523

Autores

  • Arabella Natal Galvão da Silva
  • Ana Brum
  • Poliana Batista Pinheiro

Resumo

Este trabalho aborda a relação entre academia e mercado a partir do conhecimento sobre a Manufatura Aditiva e seu impacto no desenvolvimento de produtos quando o processo é feito por fabricação direta. A relação entre Manufatura Aditiva e Design, bem como aspectos relevantes desta tecnologia, foram tratados por meio da revisão bibliográfica. Adotou-se o método do Estudo de Caso para descrever os aprendizados da equipe durante o projeto do Jogo da Flor, artefato desenvolvido por um projeto de extensão para auxiliar o ensino de Braille para crianças cegas. Como resultado, o estudo evidenciou o quão relevante é o conhecimento sobre o software de fatiamento, além de destacar a importância da colaboração entre profissionais de diferentes áreas como uma alternativa para suprir a defasagem de conhecimento ofertado pela academia em relação ao conteúdo de Manufatura Aditiva.

Palavras Chave: impressão 3D; expressão gráfica; educação em design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24