ANÁLISE DE CONTEÚDO: introdução e aplicação da técnica segundo Bardin
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-521
Resumo
O artigo aborda o conjunto de métodos destinados à organização e interpretação de dados denominada Análise de Conteúdo, tendo por objetivo servir como um material introdutório, em especial, para o pesquisador em Design. Ao longo deste artigo será enfocado a obra de Bardin e o esforço da autora de compilar e organizar técnicas de análise de conteúdo, elencando, ao longo de seu trabalho, ferramentas metodológicas destinadas a diferentes graus de análise, princípios e objetivos de uso. Esta obra foi escolhida em decorrência de sua ampla utilização, especialmente em língua portuguesa. Neste artigo são abordados dois exemplos de aplicação da análise de conteúdo realizadas em pesquisas de pós-graduação, um na área do Design e outro na área da Educação. Ainda que ambos os se utilizem da mesma estrutura base proposta pela autora, suas abordagens se deram de modos distintos, demonstrando, assim, a amplitude de possibilidades de aplicação da análise de conteúdo.
Palavras-Chave: pesquisa e metodologia do Design; educação e pedagogia do Design; análise de conteúdo.