COCRIAÇÃO DE CENÁRIOS EM PROCESSOS DE DESIGN
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-173
Resumo
Michael Porter (1989) define cenário como “uma visão internamente consistente daquilo que o futuro poderá vir a ser”. Peter Schwartz (2004) destaca, em seus estudos, a importância dos processos de cocriação para a efetividade de cenários. O presente artigo propõe uma reflexão sobre o potencial do Design para oferecer narrativas e protótipos que permitam explorar abstrações ficcionais e elementos aparentemente distantes da realidade, ao mesmo tempo em que estabelecem pontes entre o especulativo e o concreto, nas etapas do processo de cocriação de cenários. Trata-se de uma abordagem teórica realizada por revisão bibliográfica em que se identifica a eficiência e a eficácia do Design no desenvolvimento cocriativo de cenários, por meio de abordagens holísticas e centradas no usuário. Ao reconhecer o Design como propositor da construção de cenários, estimula-se a concepção de futuros plausíveis, significativos e democráticos e evidencia-se o caráter estratégico do fazer design.
Palavras-chave: Cocriação; Cenários Estratégicos; Processos do Design.