Cocriação de Estratégias do Design: Estudo de caso na aplicação de ferramentas utilizadas com o Clube de Mães de Curitiba/PR

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-475

Autores

  • Ana Beatriz Avelino Barbosa
  • Claudia Regina Hasegawa Zacar
  • Marta Karina Leite

Resumo

Para gerar estratégias organizacionais, a cocriação pode estar aliada ao processo. Esta abordagem foi apresentada em uma dissertação de mestrado com o foco em trazer conceitos do Design Estratégico para o incentivo da autonomia produtiva do Clube de Mães, localizado em Curitiba-PR. O presente artigo tem como objetivo apresentar as ferramentas utilizadas e debater sobre como foram geradas as estratégias, considerando as especificidades do contexto do coletivo enfocado. Neste texto, apresentamos como estudo de caso a descrição dos processos executados para aplicação das ferramentas e uma análise interpretativa contraposta à análise dos resultados obtidos em campo. Como resultados tem-se a síntese de ferramentas utilizadas junto à comunidade, bem como o processo posterior para a geração das estratégias de design. Observa-se que esses resultados estratégicos servem como uma recomendação para o processo de organização, levando em consideração os aspectos de gênero e adaptabilidade ao contexto, bem como às práticas do coletivo.

Palavras-Chave: Autonomia Produtiva; Cocriação; Design Estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24